ASNAT - Sejam Bem Vindos ao nosso site Oficial.

História

A HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA ASNAT

A ASNAT – Associação de Surdos de Natal, na época era denominada ADARN – Associação de Deficientes Auditivos de Rio Grande do Norte, demonstrou-se fatos históricos marcantes para o Povo Surdo de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Foi realizada com registro escrito nas letras em forma visível na ata de fundação (fig 1) em 16 de março de 19 85 por um intérprete de LIBRAS, senhor Vamberto Xavier de Brito e a primeira presidente a senhora Cledna Maria Ferreira Paiva juntamente com os outros deficientes auditivos, profissionais e parentes dos associados. E havia muitos conflitos no poder e não era por serem excluídos por que havia alguns surdos com prestígios e outros não e finalmente conseguiram o consenso para fundar o objetivo fundamental para o Povo Surdo. Foi realizada na sede do Centro SUVAG do Rio Grande do Norte a primeira votação para formação de diretores surdos da ADARN com as assinaturas. (fig.2)

#

Fig. 1 ATA DE FUNDAÇÃO DA ADARN e ASSINATURAS DE DIRETORES

Fig. 2 PRIMEIROS DIRETORES COM OS OUVINTES

E a ADARN continuou se reunindo e aprendendo os sinais novos como vocabulários e lutando em prol para melhores condições da vida dos surdos integrando com sociedade com respeito às diferenças sociais, culturais e educacionais divulgando a LIBRAS e reuniram na casa alugada , em 1988, por um vereador da época (fig.4) e os surdos vão surgindo e formando cada vez mais, participando nos encontros sobre surdez e os intercâmbios culturais com as outras associações de surdos no Brasil.

Fig. 4 PRIMEIRA SEDE DA ADARN

E havia um dos eventos como festeja natalino com os associados e não-associados com o objetivo de confraternizar aos todos o significado do símbolo natalino e foi com muito sucesso, todos aplaudiram e comemoraram com satisfação e animação, muito importante porque faz parte da historia do nascimento do Jesus Cristo. (fig. 5)

Fig. 5 FESTEJO NATALINO

Por volta de 1990, a sede provisória passou para outro prédio, para o governo do estado para que a associação continue firme, o local era CEESP – Centro Estadual de Educação Especial ate o registro na ata como fundação no dia 24 de setembro de 1994, Associação de Surdos do Rio Grande do Norte  ASRN, com o presidente o senhor Benedito Andrade Neto, mas foi registrado no cartório em 1997, pela presidente a senhora Simone Patrícia Soares de Souza.